terça-feira, 24 de maio de 2011

WACKEN METAL BATTLE PARÁ - 2011. Resenha do Evento.

Dia 22/05/2011. Belém, Pará. Studio PUB. Wacken Metal Battle. Parece até estranho, ver um evento que teve sua origem em terras alemãs, aparecer por aqui em terras paraenses. Mas foi verdade, a mais pura demonstração de que é possível sim, uma cena local ser coesa, unificada, e atrair pessoas com um único propósito, que era curtir Heavy Metal.

O evento estava marcado para começar às 18 h. O atraso é uma tradição (não muito legal) dos shows de Rock no Pará, mas era visível o esforço dos produtores para colocar o público para dentro da casa no horário marcado. Às 18h30min, havia uma quantidade considerável de headbangers esperando para comprar seu ingresso e curtir a noite. Uma das maiores motivações para curtir a noite de forma completa é o preço da bebida, então, a promoção de quatro latinhas de cerveja por R$ 10 foi um acerto e tanto. Outra tradição essencialmente paraense é a chuva, que chega sem avisar e acaba na hora que quiser. Mesmo com chuva, a galera esperou para poder então, adentrar ao Studio Pub.

As portas da área do palco ainda estavam fechadas, para que fossem acertados os últimos detalhes do som, dos organizadores, o espaço dos jurados e um problema que havia acontecido com um dos cubos de guitarra. Por volta das 19h30min, a galera adentrou a parte do palco. A galera já estava em um clima ansioso para ver o “duelo” das bandas paraenses. “Duelo” porque o que menos se via (não se via nada disso, na verdade) era clima de competição. Bandas dando apoio mútuo umas as outras, cantando as músicas, ajudando a equalizar o som, carregar equipamentos, entre outras demonstrações de companheirismo.

A primeira banda a subir no palco foi a Necroskinner, que tem em suas músicas influência do Crossover Thrash, com músicas rápidas e intensas. Em 30 (trinta) minutos de show, a banda executou 14 músicas, uma atrás da outra, com poucas pausas entre as seqüências tocadas. O grupo é composto por Joe Ferry (Voz/Guitarra), Daniel (Baixo) e André (bateria). No final, uma apresentação memorável, com direito a aplausos e gritos da galera que assistia ao show.

Logo após, entra o All Still Burns e seu som com influência marcante do Metalcore. A apresentação da banda foi bem energética, com distorções nervosas e desempenho explosivo. Tocaram 5 (cinco) músicas, sendo a última uma canção que foi executada no CCAA Fest 2009, tendo seu refrão cantada por muitas pessoas ali presentes na frente do palco. Os Riffs cadenciados e a alternância entre os vocais melódicos e o gutural são uma característica do estilo que a All Still Burns segue, estilo este consagrado por bandas como Killswitch Engage, All That Remains e As I Lay Dying. A banda é formada por Leon (voz), João Barros (guitarra/vocal), Ricardo Merícias (guitarra), Ramon (Bateria) e Fábio (Contrabaixo).

Uma das grandes revelações do festival foi a banda A Red Nightmare. Formada por Zé Lucas (vocal), Denys (baixo), Patrick (guitarra), Igor (guitarra) e Luciano (bateria), a banda já vem conquistando bastante respeito e prestígio no cenário Underground do Metal Paraense. Com influências de Deathcore que lembram bandas consagradas como The Black Dahlia Murder e Job For a Cowboy, o som da banda condiz com suas letras, que mostram uma raça humana desesperançada e um planeta com um fim pré-anunciado.

Outra grande revelação foi a banda Hellride. Com uma sonoridade que remete à bandas clássicas como Metallica e outras que integram o movimento New Wave Of American Metal (Trivium Avenged Sevenfold), o grupo fez uma apresentação energética, que tem como destaque o desempenho do guitarrista e vocalista Eduardo Leão, alternando entre vocais agressivos e solos de guitarra furiosos. Para este show, a banda tinha preparado uma música inédita, a 4ª do set list. Saíram ovacionados pelo público. Assim como A Red Nightmare, Hellride é uma banda nova no cenário Underground. É formada por Eduardo Leão (Voz/Guitarra), Lucas Monteiro (Guitarra), Théo (bateria) e Renato Moreira (Baixo).

Para finalizar esta festa dedicada ao Metal, a veterana Warpath tocou seu Thrash Metal influenciado peo Thrash Bay Área e pelo Thrash Alemão, que, segundo o guitarrista Danilo, é um “Thrash Metal sem frescura”. O trio do Thrash levou o público do Studio Pub à loucura, com direito a Mosh Pit, Stage Dive, e muitos, mas muitos pescoços doídos após a apresentação da banda, que fechou a noite com chave de ouro. O Warpath saiu da mesma forma que entrou, ovacionado e aclamado pelo público.

Após as apresentações, Airton Diniz (Editor chefe da Roadie Crew, jurado e presença ilustre do evento) subiu ao palco para dar suas considerações sobre o evento e sua estadia em terras paraenses. Segundo ele, a seletiva WACKEN METAL BATTLE Pará foi extremamente satisfatória, superando as expectativas. Falou da importância da banda pioneira STRESS, do prazer de estar ali trazendo o Metal Battle para o Pará, e finalizou seu discurso com a seguinte frase: “Pode ter havido algum Metal Battle igual a este aqui... Mas melhor que este, com certeza não houve!” Esta frase com certeza emocionou a todos os presentes ali: Bandas, Jurados locais, produtores, público... E com certeza deixou uma sensação de dever cumprido e a vontade de fazer a cena rock paraense crescer cada vez mais no estado.

Logo após, houve votação do público e dos jurados. Minutos depois, o grande vencedor da seletiva foi anunciado por Airton Diniz. E a grande vencedora foi a banda Warpath, tendo sido também a banda mais votada pelo público presente. O Warpath disputará a final em Varginha, no festival Roça ‘n Roll, dia 22 de Junho. Com certeza, o Heavy Metal paraense estará bem representado. Aliás, qualquer que fosse o vencedor da noite, nosso estado estaria muito bem representado.

Parabéns as bandas (todas, sem exceção, fizeram shows memoráveis), ao pessoal da RED Productions, ao júri ali presente (Jayme Katarro, Fabio Sanjad (peso pesado), Fabio Luthier, Beto Fares(balanço do rock) e Airton Diniz, editor chefe da Roadie Crew que presidiu o júri), Pró-Rock, Música Paraense, MM Produções, Studio PUB, Roadie Crew pela iniciativa de trazer o evento ao Brasil, ao público que compareceu em peso e foi fundamental para o sucesso desta festa. Parabéns principalmente à banda vencedora, Warpath, que levantará a bandeira do Pará nos palcos de Minas Gerais. Sem dúvida, este evento entrou para a história do Rock Paraense.

Fotos por Melissa Alencar.



Warpath

Necroskinner

Hellride


All Stil Burns

A Red Nightmare

Airton Diniz é um cara tão boa praça que conquistou a amizade de todos ali.


Jurados da seletiva. Trabalho extremamente competente.


Casais Rockers. (Jayme Katarro e Melissa Alencar, Gláfira e Pitti)

Eu atacando de Camera Man. Registro para a Pró Rock.

Resenha por @raonijoseph.
Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário